Nossos Guias

  • Pesquisador da área de modelagem e avaliação de modelos, principalmente os aplicados à nutrição, crescimento corporal, exigências energéticas e proteicas, eficiência alimentar, respirometria e sistemas de produção. Luigi Cavalcanti se graduou em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Minas Gerais e se especializou com doutorado e mestrado em Zootecnia na mesma universidade. Atualmente é chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Intergado e tem foco em sistemas para suporte à tomada de decisão, internet das coisas, descoberta de conhecimento em bancos de dados, intensificação sustentável e pecuária de precisão.

  • Nascido em Montevidéu, no Uruguai, Fernando Baldi se graduou em Agronomia pela Universidade da República do Uruguai. Durante seu período no Brasil se tornou mestre doutor em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista. Hoje, trabalha como professor livre-docente pela Universidade de São Paulo, além de atuar ativamente no departamento de Zootecnia pela Usp e pela Unesp. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de bioestatística, modelos mistos, melhoramento animal, seleção genômica e informática. O docente também é responsável pela publicação de um livro, vários capítulos de livros e mais de 170 artigos em revistas científicas.

  • Renata Helena Branco Arnandes é zootecnista e doutora em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, pesquisadora do Instituto de Zootecnia desde 2005 e docente orientadora do Programa de Pós-graduação em Produção Animal Sustentável do IZ. Possui ampla experiência em estudos na área de ruminantes, atuando nos temas de bovinos de corte, consumo alimentar residual, eficiência alimentar, emissão de metano entérico e avaliação de alimentos. Na área administrativa foi diretora do Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte do IZ (2010-2013), diretora geral do Instituto de Zootecnia (2013-2019) e assumiu em junho de 2021 a diretoria do departamento de gestão estratégica da APTA.

  • Zootecnista pela Universidade Católica Dom Bosco, doutor em Qualidade e Produtividade Animal pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, Rodrigo da Costa Gomes desenvolve estudos em eficiência alimentar de bovinos de corte a mais de 15 anos, tendo artigos científicos e manuais de procedimentos publicados na área. Atualmente é pesquisador em Nutrição Animal da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande – MS, e coordena as Provas de Avaliação de Desempenho na instituição com a avaliação de eficiência alimentar de aproximadamente 200 animais por ano.

  • Roberto Torres é pesquisador da Embrapa Gado de Corte na área de Melhoramento Genético Animal e atua desde 2002 no Programa Geneplus, onde exerce atualmente a função de gestor. Está envolvido, também, com a avaliação genômica nacional das raças zebuínas, a utilização dos dados das provas de eficiência alimentar, a condução do rebanho Caracu da Embrapa, avaliação de critérios de seleção para fertilidade em bovinos de corte e orientação de alunos de pós-graduação.

  • Médico Veterinário, com mestrado e doutorado pela USP e Pós doutorado na Universityof Nebraska, José Bento Ferraz é Professor Titular de Genética e Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP desde 1988, unidade da qual foi Diretor entre 2001 e 2005. Orientou quase uma centena de alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, publicou cerca de 250 artigos em periódicos indexados e segue trabalhando com a avaliação genética de reprodutores, com foco especial em bovinos de corte, sendo responsável por vários programas de avaliação genética em todo o Brasil.

  • Zootecnista pela Universidade de Rio Verde e mestre em Produção Animal pela Universidade Estadual Paulista, Paulo Marcelo foi o pioneiro na aplicação da ciência de dados na pecuária e na seleção genética de bovinos. A partir da sua ampla experiência em gestão pecuária conquistada por anos de dedicação a grandes grupos do setor, Paulo fundou a Gestão Agropecuária (GA), em 2007, com o propósito de transformar as fazendas em empresas rurais adotando tecnologia e inovação para estabelecer processos eficientes e controles precisos da produção, a fim de gerar rentabilidade focada na gestão de alta performance dos produtores brasileiros.

  • Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre na mesma área e doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás com realização de doutorado Sanduíche pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP Campus Jaboticabal, Carina Ubirajara, atualmente, transmite seu conhecimento como Professora Associada III na Universidade Federal de Uberlândia, também é Diretora Técnica da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, com a qual consolidou sua vasta experiência na área de produção animal com ênfase em genética e melhoramento de animais domésticos, atuando principalmente com Modelos de Limiar, parâmetros genéticos, índices de seleção e eficiência alimentar.

  • Luciano Borges Ribeiro, natural de Uberaba, nasceu em 1947 e graduou-se em engenharia civil em 1970. Vindo de uma família de cinco gerações de pecuaristas, trabalhou por 25 anos na engenharia, sem abandonar as raízes do campo. Em 1995 passou a se dedicar exclusivamente ao trabalho de melhoramento da raça Nelore. Bastante interessado em novas tecnologias foi um dos pioneiros em diversas inovações do setor, como: implantação de pastejo rotacionado na década de 80, seleção para precocidade reprodutiva na década de 90, uso da ultrassonografia para avaliação, seleção de carcaça, seleção para eficiência alimentar e uso de índice econômico para seleção.

  • André Garcia é graduado e mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá e doutor em melhoramento genético animal pela University of Georgia. Em seu período de pós graduação e pós doutorado, se envolveu em diversos projetos de pesquisa com ênfase na genética e no melhoramento de várias espécies de interesse econômico do mercado mundial, inclusive o bovino de corte. Em janeiro de 2021 assumiu o atual cargo de geneticista na Associação Americana Angus, onde trabalha junto a equipe em projetos de pesquisa e desenvolvimento para ampliar e facilitar o uso de tecnologias para produtores.

  • Graduado em Agricultura pela Cornell University, mestre em Ciência Animal pela Montana State University e doutor em Criação de Animais pela South Dakota State University, o Dr. Michael MacNeil começou sua carreira como estatístico e cientista animal da Us Meat Animal Research Center, onde ficou por oito anos até ser transferido para o For Keogh Livestock and Range Research Laboratory, onde atuou como geneticista e liderou o programa de melhoramento Line 1 Hereford. Em dezembro de 2011 se aposentou da USDA Agricultural Research Service e criou a Delta G. Responsável por mais de 175 artigos, foi premiado diversas vezes por sua colaboração com o setor, destacando o prêmio Pioneiro da Beef Improvements Federation e o Rockefeller- Prentice Animal Breeding Award da ASAS.

  • Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em pecuária de leite pela Newton Paiva em parceria com a Rehagro e com MBA em gestão de negócios com ênfase em projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica, Ernane Campos, como Gerente de Negócios de Leite da Rehagro, desempenha a função de coordenador técnico em diversas fazendas de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, nas quais gerencia nutrição, reprodução, sanidade, qualidade do leite e manejo em geral. As fazendas sob sua responsabilidade produzem mais de 90 mil litros de leite por dia.

  • Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado e mestrado em Zootecnia pela mesma instituição, Mariana Magalhães Campos hoje tem a função de Pesquisadora em Nutrição Animal na Embrapa Gado de Leite, atua em especial em pesquisas na área de nutrição de ruminantes, cria e recria de bezerras leiteiras, eficiência alimentar, pecuária de precisão e exigências nutricionais. Mariana também atua intensivamente na pesquisa de emissão de metano entérico nos ruminantes, buscando para os produtores não só um ambiente mais lucrativo como, também, mais sustentável.

  • Nascido em Ibirubá, no Rio Grande do Sul, João Dürr graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com mestrado e doutorado em Melhoramento Animal pela McGillUniversity, no Canadá.Após seu doutorado, foi Professor na Universidade de Passo Fundo, focado no desenvolvimento de um programa de controle leiteiro e de qualidade do leite, seguiu para a direção do Centro Interbull na Suécia, num esforço de padronizar e validar avaliações genéticas nacionais das raças leiteiras.Atualmente é CEO da CDCB, uma instituição sem fins lucrativos formada pela cooperação de quatro setores envolvidos na pecuária leiteira nos Estados Unidos.

  • Graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, Fábio Luiz Toral é professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O professor tem foco na área de melhoramento genético animal e desenvolve projetos nas áreas de melhoramento genético de bovinos e tilápias utilizando ferramentas clássicas de genética quantitativa e genômica.

  • Professor e presidente do Departamento de Ciências Animais e Leiteiros da University of Wisconsin -Madison, Kent Weigel também atua como consultor técnico para várias empresas e organizações da indústria genética de laticínios. Na área de pesquisa se concentra em tópicos como: seleção genética e programas de gerenciamento orientados por genoma, saúde, fertilidade e eficiência alimentar de gado leiteiro usando ferramentas como seleção de genoma completo. O Dr. Weigel já publicou mais de 200 artigos em periódicos e revistas científicas sobre diversos aspectos do melhoramento genético e ministrou palestras para diferentes públicos do setor, como o acadêmico e o de produção, em mais de 30 países.


Voltar ao topo